A ESCOLHA DAS CORES
- wsengenharia6
- 16 de mar. de 2024
- 4 min de leitura
Estudos revelam que o uso correto das cores nos ambientes possibilitam diversos benefícios, entre eles, podem-se citar a cura dos pacientes em hospitais, ou boas sensações proporcionadas às pessoas pelos ambientes planejados, principalmente, quando trata-se de alguém que porta algum tipo de necessidade especial.
A escolha das cores costuma ser um processo muito obtuso, sendo que, na realidade não é. No entanto, quando tem-se em mente que as cores do ambiente influencia diretamente nas pessoas, de forma positiva ou negativa, manifesta-se uma dúvida, "Como escolher a melhor cor?". Esse processo torna-se simples quando você conhece algumas características sobre o ambiente como a função e as pessoas que ali existirão.

DICAS PARA ESCOLHER A COR
Todas as tonalidades que existem hoje no mercado, são léxicas às cores primárias, como o amarelo, verde, vermelho, azul, preto e branco. Dito isto, estas cores podem ser definidas em sensações, energias e até mesmo doenças, por isso, é necessário manter-se atento para algumas informações:
Características do local de construção (tipo de solo, umidade do ar e indice pluviométrico da região);
Informações do projeto (tipo de arquitetura, função, público alvo e materiais aplicados);
Conhecer as cores e saber usá-las.
CONHECENDO AS CORES PRIMÁRIAS
Vermelho - Essa cor tem muito o que falar, mas sendo o mais breve possível, traz consigo uma explosão de sentimentos e emoções, entre eles, destacam-se a raiva, depressão, agressão, o amor, energia, liderança, podendo até mesmo combater o estresse e a falta de energia, tudo depende de qual estratégia você aplicará no ambiente a ser decorado.
Função: paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva.
Atração: saúde, força, energia física, amor sexual, paixão, coragem, proteção, vitalidade, criatividade, entusiasmo e curiosidade.


Amarelo - "O brilho em sol", é assim que definimos genericamente a significância da cor amarela. Com o objetivo de destacar ambiente ou objetos, recebe muito bem o reflexo da luz do sol, além de ajudar no processo de apredizagem, pois interage diretamente com o plexo solar. O uso demasiado da cor atrai o egoísmo e as cores mais forte, como a mostarde pode transmitir uma sensação de pessimismo.
Função: concentração, dedicação, comunicação, estimulante cerebral, boas energias e sorte.
Atração: Intelectualidade, confiança, brincadeira, charme, comunicação, capacidade, aventuras, alegria, sucesso, autoestima, atração, persuasão, cura.


Verde - Essa cor é associada a natureza, e a conceitos que envolvem a sustentabilidade. Quem nunca acreditou que a esperança é a última que morre? Pois é, aquele toque de verde nos ambientes sempre fez parte da cultura brasileira, principalmente, quando a decoração principal é voltada para plantas. Recomenda-se o uso da cor verde em hospitais, a qual transmite sensação de limpeza, tranquilidade, frescor, podendo ajudar na recuperação de pacientes. A cor não deve ser usada em combinação com uma outra. O verde claro transmite paz e relaxamento e o verde-escuro, força e confiança.
Função: esperança, cura, natureza, paz, relaxamento, primavera, fertilidade, juventude, progresso, riqueza, sorte, ciúmes e cobiça.
Atração: Prosperidade, emprego, fertilidade, saúde, desenvolvimento, nutrição, finanças, sorte, agricultura.


Laranja - Uma cor bastante amigável quando o objetivo é destacar um ambiente, por isso, define-se como entusiasmo e criatividade. Vista como a cor da comunicação, aumento do apetite, do equilibrio e da fé, também pode ser usada para representar comidas, lanches e etc.. Dica: cuidado com o laranja-escuro, pode transmitir sensação de insegurança. Aposte no laranja-claro, essa tonalidade tende a acolher as pessoas no ambiente.
Função: equilíbrio, bondade, otimismo, alegria, agradável, energia, despertar e apetite.
Atração: atração, energia, posicionamento, determinação, estimulante, encorajamento, aplicabilidade e incentivo.


Azul - Essa cor fornece alta capacidade antiestresse, baliza tudo que está fora do lugar, alcama sensações ruins e esfria o ambiente. Suas combinações remetem a ideia, principalmente, de oceanos e céu, que emitem tranquilidade. O tom azul é caracterizado como uma cor terapêutica, por isso, é comumente aplicada em clínicas, salas de relaxamento, etc.. Essa cor usada estrategicamente no ambiente pode transmitir altos atributos, como, potência, respeito, seriedade e plenitude. No entanto, usar o azul demasiadamente, pode deixar o ambiente frio, depressivo e sonolento. Cuidado ao aplicar o azul escuro, este também, gerar confusão mental, depressão e impulsividade.
Função: harmonia, sigilo, conservantismo, conservadorismo, severidade, rotina, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, purificação, paciência, serenidade.
Atração: Proteção, responsabilidade, simplicidade, impaciência, depressão, mudança e confusão.


Violeta - Que tal deixar seu ambiente inesquecível? Isso pode ser possível através do uso da cor violeta, que além de proporcionar a sensação de relaxamento, também, podem ser usados para deixar os lugares intrigantes ou mesmo divertido. Esse tom é muito ousado, poderoso, criativo e luxuoso, associado a ideias nobres, religiões, lealdade, espiritualidade, personalidade.
Função: espiritualidade, criatividade, nobreza, sabedoria, dor, intuição, velocidade, concentração, otimismo, felicidade, idealismo e riqueza.
Atração: regentes, poder, riqueza, aristocracia, religião, ambição, desenvolvimento, negócio.


Rosa - A famosinha cor de menina, que atualmente vem sendo adquirida não só mais por esse gênero, abrindo ainda mais o leque de possibilidades dos tons, entre claros e chamativos, representa charme, glamour, gentileza, afeto, amor, alegria, desejo e criatividade. As tonalidades dessa da cor rosa pode ser facilmente aplicados em casas de repousos, ou mesmo em residência unifamiliar de idosos. Também podemos adaptá-las em lugares estratégicos em hospitais, creches, com o intuito de despertar interesse pela vida.
Função: Amor, reciprocidade, leveza, acolhimento, romantismo.
Atração: Amor, relacionamento, honra, respeito, amizade, compaixão e tranquilidade.

Cinza - Elegância é a palavra que caracteriza esse tom de cor, "uma vez usado, nunca mais deixado" a frase fala por si. O estilo moderno e industrial pode ser facilmente adaptados ao cinza. No entanto, a cor pode transmitir efeitos negativos ou positivos, a depender de como e onde usá-la.
Função: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza.
Atração: medo, negatividade, potência, minimalismo, aprimoramento, maturidade.

Preto - Da ausência de luz à elegância, do luto ao poder, a cor preta revela intensos efeitos quando aplicados de maneiras diferentes, portanto, adapte-a da melhor forma no ambiente para acertar na escolha do tom.
Função: luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, medo, raiva, mistério, azar.
Atração: medo, negatividade, ira, egoísmo, elegância, maturidade, masculinidade.

Branco - Além de representar a paz, equilíbrio, e pureza, essa cor tende a definir também algumas religiões. Já no design das edificações, o branco aparece nitidamente nos estilos clássicos e neoclássicos. No entanto, há quem suporte um ambiente todo BRANCO? Com certeza não, e essa é a razão para que a mágica possa acontecer entre a mistura de cores ou mesmo a adaptação de um papel de parede.
Função: purificador, perfeição, pureza, neutralidade, humildade, limpeza, frieza e esterilidade, pureza, inocência, reverência, esterilidade, rendição, união.
Atração: medo, paz, harmonia, simplicidade, elegância, falta de ar, claridade.




Comentários